Início  Empresa  Produção  Catálogo  Contactos  Museu 










Colecção

Publicações

Postais

     O Museu Santos Barosa foi organizado em 1989 no âmbito das comemorações do Centenário da Empresa. Para o instalar recuperou-se o antigo edifício dos escritórios, já então, largamente, desocupado.

     Junto com o Museu, e partilhando o mesmo edifício, recuperou-se e instalou-se parte do Arquivo-Histórico da Empresa, até então disperso por várias dependências.

     Santos Barosa é uma empresa moderna e competitiva, como se mostra nas outras secções desta página da Internet, mas é, também, uma empresa mais do que centenária, que se orgulha do seu passado.

     Efectivamente, Santos Barosa, é a empresa vidreira portuguesa mais antiga em termos de actividade continuada e, portanto, a sua história confunde-se, em larga medida, com a história da própria indústria vidreira portuguesa.

     Acresce que, ao longo da sua história, Santos Barosa produziu quase todo o tipo de artigos de vidro, desde o vidro plano à cristalaria, passando pelos artigos prensados, o tubo de vidro, os artigos para iluminação e, naturalmente, o vidro para embalagem, produção a que hoje se dedica em exclusivo.

     Nestas condições, foi possível reunir um conjunto de memórias, produtos e equipamentos que, em exibição no Museu, acabam por propiciar ao visitante uma panorâmica da história da indústria vidreira portuguesa.

     Outra actividade incentivada pelo Museu foi a investigação sobre a história do vidro e da indústria vidreira que se veio a reflectir em várias publicações, com destaque para a série "Estudos e Documentos".

     Durante vários anos, o Museu Santos Barosa foi, em Portugal, o único Museu dedicado exclusivamente ao vidro. Nesse período manteve uma política de portas abertas tendo recebido mais de 50 mil visitantes, na sua maioria crianças em idade escolar.

     Com a abertura ao público do Museu do Vidro da Marinha Grande, o Museu Santos Barosa passou a receber visitantes apenas por marcação.

Copyright © 2017 - Santos Barosa - Vidros, S.A.
Todos os direitos reservados.